A tecnologia fotovoltaicapermite transformar diretamente em energia elétrica a energia associada com a radiação solar.
Estaexplora o chamado efeito fotovoltaico, baseado nas propriedades de alguns materiais semicondutores (o mais utilizado é o silício, elemento muito difuso na natureza) que, oportunamente tratados, são em capazes de gerar eletricidade ser atingidos por radiação luminosa.
O dispositivo elementar capaz de operar uma conversão de energia solar se define célula fotovoltaica e é capaz de produzir uma potência de cerca de 1.5 Watts. O componente base, comercialmente disponível, é, ao invés, o módulo composto por várias células ligadas e encapsuladas.
Quanto mais módulos fotovoltaicos, coligados em série e em paralelo, formam as seções de um sistema, onde a potência pode variar desde poucas centenas de Watts a milhões de Watts.
A correta exposição à radiação solar dos módulos fotovoltaicos representa um fator chave a fim de alcançar o melhor desempenho do sistema em termos de produção de energia elétrica.
Por exemplo, na Itália, a exposição ideal é para o Sul, com uma inclinação de cerca 30-35 graus.Ilustra-se no mapa, para território italiano, a produção de um sistema fotovoltaico de 1kwp, otimamente orientado e inclinada, instalado em uma estrutura fixa (indicativamentepassando de norte a sul da Itália, a produção especifica é variável de 1000 a 1400 kWh por cada kWp instalado).
Além disso, cada kWp instalado requer um espaço de cerca de 8-10 m2, caso os módulos sejam instalados em modo coplanar às superfícies de pertinência dos edifícios; ocorre, ao invés, um espaço maior, se o sistema for instalado em varias filas sucessivas em estruturas de suporte inclinadas colocadas em superfícies planas.
A configuração do sistema prevê a inserção a base dos módulos fotovoltaicos, de um inverter que transforma a corrente contínua gerada pelas células, em corrente alternada diretamente utilizável pelos usuários.
Enfim, o sistema é completado por uma estrutura de suporte para fixar os módulos à superfície de instalação:terreno, teto, fachada, parede, etc. A estrutura pode ser fixa ou móvel, e capaz de seguir o sol no seu caminho diário durante todo o ano.
As principais aplicações dos sistemas fotovoltaicos são:
- Instalaçõescom sistemasdeacúmulo para usuários isolados da rede;
- Instalaçoes parausuárioscoligados à rede em baixa tensão;
- entraisde produção de energia elétrica coligadas à rede em média ou alta tensão.